delírios em palavras



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quanto vale a hipocrisia?

Nos dias de hoje nos deparamos com milhares de situações que muitas vezes desrespeitam não só as leias, como também o próximo. As incivilidades, que em certos casos tornam-se estúpidas; e as infrações, que nem sempre são percebidas por quem as comete; deviam, no mínimo, preocupar a sociedade a ponto de fazê-la repensar suas atitudes.
No momento em que uma pessoa se considera cidadã da cidade onde vive, a mesma tem a obrigação de respeitar tudo e todos que com ela convivem. De fato isso não acontece. Os cidadãos vêm tendo atitudes relaxadas e mal educadas como: jogar lixo na rua, grudar chiclete embaixo do assento, deixar de recolher as necessidades do animal de estimação, ou até desrespeitar a preferência na hora de pegar uma vaga no estacionamento. E, além disso, têm a cara de pau de reclamar dos outros, se indignar e acabam usando e abusando da hipocrisia.
As infrações são cometidas diariamente e então se tornam um hábito, um fato normal e desvalorizado, quando este devia ser um ato de desrespeito, que infringe a lei. Baixar músicas da internet, sonegar impostos, fumar em locais públicos, ultrapassar o sinal vermelho, parar sobre a faixa de segurança; são atitudes proibidas, que são desconsideradas para aqueles que as cometem. A falta de reconhecimento da obra ou do cidadão predomina. Todos dizem que pensam no próximo, que concordam com a lei, que zelam por um país organizado e então mais uma vez a hipocrisia toma conta.
O país precisa de pessoas educadas, honestas, dispostas a fazer pequenas mudanças nas suas rotinas, que poderão ser grandes transformações se cultivadas. Vamos optar pelo caráter, pela coragem, pela justiça. Vamos abandonar a falta de ordem, o desrespeito, a tentativa de superioridade, de trapacear. Vamos pensar de forma justa, parar de julgar os outros, agir civilizadamente e lutar por uma sociedade sadia.
Apenas o caráter e a educação têm o poder de conquistar tais objetivos. Se o pensamento se manter oposto às atitudes, nada adianta. Afinal, quanto vale a hipocrisia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário